Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

Lendas Quileutes

Existem várias lendas que apontam como os lobos tranformos vieram a existir, mas nenhuma delas é tão vivida e certa quanto à dos espíritos guerreiros. E eles não se transformavam em lobos no começo. Não, havia sim a mágica em seu sangue, onde eles a usavam para proteger sua tribo e suas terras. Eram homens que podiam sair de seus corpos e comandando as forças da natureza, lutavam contra seus inimigos, mesmo estando em número menor.

O primeiro Grande Espírito Guerreiro Chefe foi Taha Aki, muito conhecido por sua sabedoria e por ser um homem de paz. A tribo viveu muitos anos em harmonia sob os seus cuidados. Mas havia um homem que estava insatisfeito com a paz e achava que as pessoas deviam usar sua magia para o bem pessoal. Era Utalapa.

Quando os guerreiros estavam na forma de espíritos, podiam ouvir os pensamentos uns dos outros, e isso fez com que Taha Aki soubesse das ambições de Utalapa. Ele não poderia deixar que tudo o que ele construiu fosse destruído, portando expulsou o guerreiro da tribo. Fora condenado a nunca mais usar o seu espírito. Mas ele ficou vagando pelas florestas esperando o momento de se vingar.

Taha Aki ia para um lugar secreto freqüentemente. Sempre deixava seu corpo para trás, andando em espírito pela floresta até o seu lugar de meditação. Utalapa o seguiu e quando Taha Aki saiu do seu corpo ele colocou seu plano em ação. De inicio ele pensou em matar o corpo sem vida, mas seria muito arriscado, portanto, em um plano mais ambicioso ele saiu de seu corpo e tomou o de Taha Aki, cortando a garganta do seu próprio com as mãos do antigo chefe.

Taha aki só pode observar com tristeza, Utalapa usando seu corpo para dar ordens a tribo. Ele proibiu que os guerreiros tomassem a forma de espírito, para que não pudessem se encontrar com Taha Aki. Passou a exigir que lhe servissem, ao contrario do verdadeiro chefe que trabalhava com a sua tribo. Taha Aki via com muita raiva o que o ursupador estava fazendo com o seu povo.

Vagou por muito tempo, vigiando e vendo o seu povo sofrer,mas não agüentando mais de agonia. Um dia, na floresta, ele avistou um lobo enorme, lindo, como ele nunca vira igual e pediu permissão para compartilhar o corpo com o animal. Quando o lobo aceitou, ele voltou para a sua tribo, e tentou avisá-los de que o outro era um traidor. Muitos aldeões correram, mas alguns guerreiros ficaram para observar e o mais velho, Yut, que conseguiu ver nos olhos daquele lobo que ele era diferente, decidiu desobedecer as ordens de Utalapa e saiu de seu corpo, para falar com o espírito que habitava o lobo. Assim que Taha Aki saiu do corpo do lobo, Yut o reconheceu.

Mas lei de que nenhum guerreiro deveria ir para o mundo dos espíritos ainda era totalmente valida e quando Utalapa ficou sabendo do que estava acontecendo, correu para a aldeia para castigar o infrator. Yut pulou de volta ao seu corpo, mas Utalapa já estava com a faca em seu pescoço, e o velho guerreiro não agüentou.
A raiva de Taha Aki foi tão grande, por ver o seu povo sofrendo nas mãos do opressor, que não coube dentro do lobo. Foi ai que a mágica aconteceu. O lobo estremeceu, diante de um sentimento tão humano e aos olhos dos guerreiros se transformou em homem. O novo homem não era nada parecido com Taha Aki, mas muito mais glorioso. Os guerreiros o reconheceram e ele conseguiu se vingar de Utalapa, arrancando o espírito de seu corpo antes que pudesse fugir.

Taha Aki teve muitos filhos, e alguns deles descobriram que, ao alcançar a maturidade também podiam se transformar em lobos e que só envelheciam quando quisessem. Os que não queriam mais ser lobos voltavam a envelhecer.

Diáspora

Taha Aki viveu o tempo de vida de três homens, e só decidiu envelhecer quando encontrou na terceira esposa, sua companheira espiritual. E muito tempo depois dele ter desistido de seu espírito guerreiro, um grande problema começou ao norte, com a tribo Makah. As mulheres da tribo começaram a sumir e o chefe pediu ajuda aos Quileutes, para resolver o mistério.

Taha Wi, filho mais velho de Taha Aki, liderou um grupo de cinco lobos, em busca das filhas do chefe da tribo. Vasculharam as florestas na região e a cada vez que adentravam mais sentiam um cheiro fétido e doce totalmente desconhecido. Avistaram uma trilha de sangue, e ao chegar no fim, viram uma criatura pálida, com olhos vermelhos tomando o sangue de uma das mulheres que eles procuravam. A outra já estava morta.

Quando a criatura avistou o bando, quebrou o pescoço de sua segunda vitima e começou a enfrentá-los. Ele era demasiado rápido para eles, mas os lobos estavam em maior numero. Mesmo assim foram pegos desprevenidos, e a criatura acabou matando Taha Wi. Dentre os cincos lobos restantes, estavam mais dois filhos de Taha Aki, e o segundo assumiu a liderança do bando. Conseguiram atacá-lo, rasgando-o em pedaços e levando até a tribo, para que todos pudessem ver o que estava atacando as melheres.

Mostraram a criatura despedaçada para Taha Aki, que percebeu que os pedaços estavam querendo se ligar, como se ela pudesse renascer. Ordenou que pusessem fogo nos destroços, guardando as cinzas em um saquinho, que levava ao peito, para sentir qualquer sinal de que a criatura queria se restituir.

Mas a criatura, ao qual eles chamaram de bebedor de sangue, tinha uma parceira, que ficou furiosa com o que acontecera e queria vingança. Taha Aki, alertado com o perigo, juntou o seu bando e ordenou que seu filho mais novo e mais três lobos, saíssem dali e se restabelecessem em outro lugar, para que a mágica não morresse. Foi assim que alguns membros da tribo Quileute se espalharam pelo mundo, deixando sua descendencia. E é assim que poderão vir a sugir, de diferentes partes do planeta, pessoas cujo sangue Quileute ainda corre nas veias e que por isso poderão se transformar em lobos quando o perigo dos vampiros se revelar.

8 comentários: