Páginas

domingo, 16 de agosto de 2009

Livros



Twilight (Crepúsculo, em português) é uma série de histórias de fantasia, romance e terror escrita por Stephenie Meyer. Ela conta as aventuras de Isabella Swan (Bella), uma adolescente que se muda para Forks, Washington e encontra sua vida virada de ponta-cabeça quando se apaixona por um vampiro chamado Edward Cullen.

Os Quileutes!!

Quileute é uma tribo nativa dos Estados Unidos da América, a leste do estado de Washington. Atualmente conta com uma população de aproximadamente 750 pessoas.

A tribo Quileute vive na Reserva Indígena Quileute após a assinatura do Tratado do Rio Quinault de 1855, que mais tarde foi reautorizado como Tratado de Olímpia, em 1856. Situa-se numa parte a sudoeste do Condado de Clallam, em Washington, na foz do rio Quillayute, na costa do oceano Pacífico.

Dentro da reserva, a população principal se concentra na pequena comunidade de La Push. Segundo o censo nacional de 2000, um total de 371 membros da população reside na reserva, que tem uma área de 4.061 quilômetros quadrados. Os quileute tem seu próprio governo no interior dos Estados Unidos que é um município constituído por um conselho tribal.

Os Quileutes




Nome completo: Billy Black
Status: Ancião da tribo Quileute
Data de Nascimento: 1950
Oriundo de: Forks - LaPush
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Preto
Altura:
Descrição física:
face fortemente enrugada e ruiva.
Profissão:
Os familiares:
É o pai de Jacob .tem duas filhas gémeas( Rachel e Rebecca). Sua esposa, Sarah,morreu.
Hobbies: Pesca

História pessoal:
Billy Black é um descendente directo do Ephraim Black, que foi o último chefe dos Quileute.
Um dos seus melhores amigos é charlie,pai de Bella. Os dois vão juntos pesca bastantas vezes. Quando a doença de Billy o deixou incapacitado numa cadeira de rodas e incapaz de conduzir, Charlie comprou-lhe a sua velha pick para dá-la a Bella.
Billy é bastante supersticioso e saibe mais sobre o Cullens do que ele diz a seu filho, Jacob. Ele adverte Bella várias vezes para nao estar com o Cullens (TW17) e ainda pede a jacob que vá ao baile para dizer a Bella para terminar o namoro com Edward .
Apesar de ter contado todas as lendas sobre os "frio" a jacob este apenas as vê como isso mesmo,lendas.
Após os Cullens terem deixado Forks, Billy ajuda o filho a adaptar-se a suma nova vida de lobisomem, tentado ao principio mante-lo afastado de Bella , mas assim que esta descobre a verdade sobre Jacob e os outros membros da tribo, Billy é muito favorável e aberto com Bella.


Quil Ateara, Sr.

Nome completo: Quil Ateara “Velho Quil”
Status: Ancião da tribo Quileute; Humano.
Data de nascimento:
Originalmente de:
Reserva de La Push
Cor dos cabelos: Brancos(EC11)
Cor dos olhos:
Altura:
Descrição física:
Quando ela o vê na reunião da fogueira, Bella descreve-o como “de uma aparência bastante frágil” e “ancião” com uma “fraca voz de tenor”.(EC11)
Ocupação: Líder do conselho
Hobbies:

História pessoal:
Um dos únicos membros vivos da tribo que realmente presenciou as transformações do antigo bando, foi ele quem reconheceu a transformação de Sam quando ele retornou à tribo(EC5). Ele explicou a Sam o que estava a contecer com ele e ensinou tudo o que havia sido passado por gerações sobre a transformação em lobisomem.(EC5)


HARRY

Nome completo: Harry Clearwater
Status: Ancião da tribo Quileute - falecido (ataque cardíaco)
Data de Nascimento:
Oriundo de:
La Push reserva
Cor do cabelo:
Cor de olhos:
Altura:
Descrição física:
Profissão:
Família:
Esposa-Sue; filha-Leah; e filho-Seth
Hobbies: Pescaria

História pessoal:
Harry é um ancião tribal juntamente com Billy Black e os outros anciãos.Ele e sua família disfrutam de uma jantar em casa de jacob onde Bella faz o seu famoso "Speghetti Bella" . Naquela noite, a sua esposa Sue avisa-o sobre seu colesterol e tenta, sem êxito, convence-lo a comer algo verde.
Harry também parece ser, em várias partes da Lua Nova, uma pessoa conveniente para a Bella ficar sozinha sem o Charlie, dado o seu mútuo amor por pesca. como também alguem que é possivél obter informações,dado a sua aproximidade com a familia de Jaco. Enquanto Bella "utiliza" Charlie para obter informações de Harry sobre Jacob, Charlie fica a saber que Harry começa a ter mais problemas com o seu coração, mas este brinca sobre o assunto até que Charlie brinca, também.
Quando Bella finalmente descobre a verdade sobre a vida de lobisomen de Jacob, é Harry e Billy que ajudam a manter Charlie fora do alcance de Victoria. Em seguida, na manhã em que Bella mergulha do precipício, Harry tem um ataque cardíaco do qual não se recupera.
Este ataque cardíaco deve-se a súbita mudança dos seus filhos para lobisomens. (Q&A respostas).

SUE CLEARWATER

Nome completo:
Sue Clearwater
Status: anciã de La Push – Humana
Data de nascimento:
Originalmente de:
Cor dos cabelos:
Cor dos olhos:
Altura:
Descrição física:
Ocupação:
Membro do Conselho
Membros da família: Harry, marido (morto); Leah, filha; Seth, filho.
Apelidos:
Hobbies:

História pessoal:
Seu marido, Harry, morreu de um ataque do coração quando seus dois filhos de transformaram em lobisomens ao mesmo tempo. Sue tornou-se um membro do Conselho em seu lugar(EC11).

Emily

Nome completo: Emily Young
Status: Humana – sofreu uma impressão
Data de nascimento:
Originalmente de:
Reserva de Makah (EC5)
Cor dos cabelos: Pretos
Cor dos olhos:
Altura:
Descrição física:
“Uma mulher jovem com uma pele cor de cobre acetinada e cabelos longos, negros como um corvo... o lado direito do seu rosto tinha cicatrizes que ia desde o cabelo até o queixo, três linhas vermelhas, grossas, de uma cor vívida, apesar de já estarem cicatrizadas há muito tempo. uma linha puxava para baixo um canto de seu olho direito escura, com formato de amêndoa, outra curvava o canto direito da boca dela pra baixo, numa careta permanente.”(NM14)
Ocupação:
Membros da família:
Sam Uley – noivo; Leah Claearwater - prima de segundo grau; Seth Clearwater – primo de segundo grau; Claire – sobrinha.
Hobbies:

História pessoal:
Emily estava de visita à sua prima Leah – que era como uma irmã para ela – quando ela conheceu Sam Uley. Sam imediatamente teve uma impressão com Emily, mas Emily não queria ter nada com ele por causa do relacionamento dele com Leah. Eventualmente, no entanto, Sam começou a vence-la pelo cansaço e eles começaram a passar algum tempo juntos. Foi numa dessas vezes que Sam se transformou sem querer e deixou Emily com cicatrizes para o resto da vida. Ele estava tão chateado por causa do que fez que teria, de boa vontade, atirado-se para baixo de um comboio se isso fizesse Emily sentir-se melhor, mas Emily acabou confortando Sam, e o relacionamento ficou selado.(EC5)
Emily e Sam estão noivos – Leah vai ser a dama de honra – e Emily é – como Bella a trata – a “rapariga loba”.
Emily faz anotações no encontro do Conselho na fogueira, guardando tantas histórias da tribo quantas pode.(EC11)


Claire

Nome completo: Claire
Status: humana
Data de nascimento:
Originalmente de:
Cor dos cabelos:
Cor dos olhos:
Altura:
Descrição física:
Ocupação:
criança (EC8)
Membros da família: Emily Young (tia), irmã (EC8)
Apelidos:
Hobbies:

História pessoal:

Claire é sobrinha de Emily Young. Um dia, quando ela e a irmã estavam de visita a Emily, Quil viu-a e teve uma impressão. Isso causa uma grande comoção, porque ela tem apenas dois anos de idade.
Bella fica bastante horrorizada com essa notícia, mas Jacob explica que “Não existe absolutamente nada romântico nisso, não para Quil, não por enquanto”. Ele explica que Quil será o que quer que ela precise que ele seja, e que nenhuma criança no mundo será mais amada ou cuidada do que Claire e que, um dia, quando Claire for velha o suficiente, eles serão tão felizes quanto Emily e Sam são agora.
Bella, ainda confusa, pergunta se Claire terá uma hipotese de escolher, ao que Jacob diz, “É claro, mas porque ela não escolheria ele, afinal? Ele será o par perfeito para ela. Como se ele tivesse sido feito só para ela.”(EC8)

Kim


Nome completo: Kim
Status: Humana – sofreu uma impressão
Data de nascimento:
Originalmente de:
Cor dos cabelos:
Pretos (EC11)
Cor dos olhos:
Altura:
Descrição física:
Quando Bella vê Kim pela primeira vez, ela pensa que ela é “uma rapariga fixe, um pouco tímida, um pouco normal. Tinha um rosto largo, em grande parte eram as maçãs do rosto, com olhos pequenos demais para combinar com eles. Tanto o nariz como a boca eram grandes demais para serem bonitos. Os cabelos lisos e pretos eram finos e balançavam ao vento que nunca parecia parar no topo do penhasco.” Mas depois, Bella repara “como a pele ruiva dela ficava à luz da fogueira, como o formato dos lábios dela era uma perfeita curva dupla, como seus dentes brancos contrastavam com eles, como os cílios dela eram longos, acariciando a bochecha dela quando ela olhava pra baixo.(EC)
Ocupação: Estudante
Membros da família:
Hobbies:

História pessoal:
Depois da transformação de [Jared], ele viu Kim de novo e nunca desviou o olhar. Kim ficou muito alegre. Ela tinha uma paixão enorme por ele, tendo escrito o sobrenome dele no final do nome dela no o seu diário”(EC11)

sábado, 15 de agosto de 2009

Crepúsculo



Quileutes estão a sentir os efeitos de Twilight



O New York Post tem um artigo sobre a Nação Quileute. O artigo discute o impacto que os livros Twilight e o filme tiveram na tribo.

"Os locais ficam espantados com o quanto que ela acertou, mas a economicamente depremida reserva está confusa em relação a Twilight e se os seus 350 residentes deveriam capitalizar com isso. Comparada com Forks, onde os visitantes podem fazer pose ao lado da carrinha da Bella e participar num concurso à moda Twilight, a reserva está centrada em séculos de anonimato.

"Há sentimentos misturados", disse um membro do concelho tribal, Anna Rose Counsell. Ao longo destes três meses, tem-se debatido sobre o que fazer. "Isto é um fenómeno que está a acontecer quer nós gostemos ou não".

Os líderes da tribo contrataram em Fevereiro Jackie Jacobs, um assessor respeitado, após terem sido inundados com inquéritos Twilight. A tribo abriu o seu círculo às quartas-feiras à noite a todos os visitantes, que recentemente incluiram duas famílias de fãs de Twilight.

Renee Rux, directora do Oceanside Resort, que pertence à reserv, disse que o negócio subiu 30 por cento graças ao Twilight. "Tem sido óptimo para nós", afirmou.

Hospitalidade é uma parte inerente da sua cultura, mas os mais velhos estão preocupados com o facto de construirem uma economia para turistas. Eles estão inquietos em relação à forma como a sua criação é retratada nos livros. A tribo diz que eles foram mudados de lobos para humanos por um visitante. Meyer tomou a liberdade de lhes dar a possibilidade de se transformarem de volta quando quisessem, numa batalha eterna contra os vampiros.

"Esta é a nossa oportunidade para educar as pessoas sobre a história dos Quileutes", diz Counsell. "

Lobos





Lendas Quileutes

Existem várias lendas que apontam como os lobos tranformos vieram a existir, mas nenhuma delas é tão vivida e certa quanto à dos espíritos guerreiros. E eles não se transformavam em lobos no começo. Não, havia sim a mágica em seu sangue, onde eles a usavam para proteger sua tribo e suas terras. Eram homens que podiam sair de seus corpos e comandando as forças da natureza, lutavam contra seus inimigos, mesmo estando em número menor.

O primeiro Grande Espírito Guerreiro Chefe foi Taha Aki, muito conhecido por sua sabedoria e por ser um homem de paz. A tribo viveu muitos anos em harmonia sob os seus cuidados. Mas havia um homem que estava insatisfeito com a paz e achava que as pessoas deviam usar sua magia para o bem pessoal. Era Utalapa.

Quando os guerreiros estavam na forma de espíritos, podiam ouvir os pensamentos uns dos outros, e isso fez com que Taha Aki soubesse das ambições de Utalapa. Ele não poderia deixar que tudo o que ele construiu fosse destruído, portando expulsou o guerreiro da tribo. Fora condenado a nunca mais usar o seu espírito. Mas ele ficou vagando pelas florestas esperando o momento de se vingar.

Taha Aki ia para um lugar secreto freqüentemente. Sempre deixava seu corpo para trás, andando em espírito pela floresta até o seu lugar de meditação. Utalapa o seguiu e quando Taha Aki saiu do seu corpo ele colocou seu plano em ação. De inicio ele pensou em matar o corpo sem vida, mas seria muito arriscado, portanto, em um plano mais ambicioso ele saiu de seu corpo e tomou o de Taha Aki, cortando a garganta do seu próprio com as mãos do antigo chefe.

Taha aki só pode observar com tristeza, Utalapa usando seu corpo para dar ordens a tribo. Ele proibiu que os guerreiros tomassem a forma de espírito, para que não pudessem se encontrar com Taha Aki. Passou a exigir que lhe servissem, ao contrario do verdadeiro chefe que trabalhava com a sua tribo. Taha Aki via com muita raiva o que o ursupador estava fazendo com o seu povo.

Vagou por muito tempo, vigiando e vendo o seu povo sofrer,mas não agüentando mais de agonia. Um dia, na floresta, ele avistou um lobo enorme, lindo, como ele nunca vira igual e pediu permissão para compartilhar o corpo com o animal. Quando o lobo aceitou, ele voltou para a sua tribo, e tentou avisá-los de que o outro era um traidor. Muitos aldeões correram, mas alguns guerreiros ficaram para observar e o mais velho, Yut, que conseguiu ver nos olhos daquele lobo que ele era diferente, decidiu desobedecer as ordens de Utalapa e saiu de seu corpo, para falar com o espírito que habitava o lobo. Assim que Taha Aki saiu do corpo do lobo, Yut o reconheceu.

Mas lei de que nenhum guerreiro deveria ir para o mundo dos espíritos ainda era totalmente valida e quando Utalapa ficou sabendo do que estava acontecendo, correu para a aldeia para castigar o infrator. Yut pulou de volta ao seu corpo, mas Utalapa já estava com a faca em seu pescoço, e o velho guerreiro não agüentou.
A raiva de Taha Aki foi tão grande, por ver o seu povo sofrendo nas mãos do opressor, que não coube dentro do lobo. Foi ai que a mágica aconteceu. O lobo estremeceu, diante de um sentimento tão humano e aos olhos dos guerreiros se transformou em homem. O novo homem não era nada parecido com Taha Aki, mas muito mais glorioso. Os guerreiros o reconheceram e ele conseguiu se vingar de Utalapa, arrancando o espírito de seu corpo antes que pudesse fugir.

Taha Aki teve muitos filhos, e alguns deles descobriram que, ao alcançar a maturidade também podiam se transformar em lobos e que só envelheciam quando quisessem. Os que não queriam mais ser lobos voltavam a envelhecer.

Diáspora

Taha Aki viveu o tempo de vida de três homens, e só decidiu envelhecer quando encontrou na terceira esposa, sua companheira espiritual. E muito tempo depois dele ter desistido de seu espírito guerreiro, um grande problema começou ao norte, com a tribo Makah. As mulheres da tribo começaram a sumir e o chefe pediu ajuda aos Quileutes, para resolver o mistério.

Taha Wi, filho mais velho de Taha Aki, liderou um grupo de cinco lobos, em busca das filhas do chefe da tribo. Vasculharam as florestas na região e a cada vez que adentravam mais sentiam um cheiro fétido e doce totalmente desconhecido. Avistaram uma trilha de sangue, e ao chegar no fim, viram uma criatura pálida, com olhos vermelhos tomando o sangue de uma das mulheres que eles procuravam. A outra já estava morta.

Quando a criatura avistou o bando, quebrou o pescoço de sua segunda vitima e começou a enfrentá-los. Ele era demasiado rápido para eles, mas os lobos estavam em maior numero. Mesmo assim foram pegos desprevenidos, e a criatura acabou matando Taha Wi. Dentre os cincos lobos restantes, estavam mais dois filhos de Taha Aki, e o segundo assumiu a liderança do bando. Conseguiram atacá-lo, rasgando-o em pedaços e levando até a tribo, para que todos pudessem ver o que estava atacando as melheres.

Mostraram a criatura despedaçada para Taha Aki, que percebeu que os pedaços estavam querendo se ligar, como se ela pudesse renascer. Ordenou que pusessem fogo nos destroços, guardando as cinzas em um saquinho, que levava ao peito, para sentir qualquer sinal de que a criatura queria se restituir.

Mas a criatura, ao qual eles chamaram de bebedor de sangue, tinha uma parceira, que ficou furiosa com o que acontecera e queria vingança. Taha Aki, alertado com o perigo, juntou o seu bando e ordenou que seu filho mais novo e mais três lobos, saíssem dali e se restabelecessem em outro lugar, para que a mágica não morresse. Foi assim que alguns membros da tribo Quileute se espalharam pelo mundo, deixando sua descendencia. E é assim que poderão vir a sugir, de diferentes partes do planeta, pessoas cujo sangue Quileute ainda corre nas veias e que por isso poderão se transformar em lobos quando o perigo dos vampiros se revelar.

Lendas Quileutes existem??

No livro Crepúsculo, Bella vai com os amigos da escola até La Push, onde Jacob Black a conta sobre a lenda dos Quileutes e dos Frios. Na história, os mitos se tornam realidade, e Bella descobre mais tarde que seus amigos são de fato vampiros e lobisomens.
Mas você sabia que a tribo Quileute existe de verdade nos Estados Unidos, e realmente se localiza em La Push no estado de Washington?Há milhares de anos antes da chegada dos colonizadores ao Novo Mundo, os Quileutes já viviam nas terras de James Island, ilha da First Beach, em La Push. Acredita-se que o contato com os europeus se deu no início do ano de 1700, porém, o primeiro contato oficial com os brancos foi datado do ano de 1855, quando os indígenas assinaram o Tratado de Olympia, no qual deveriam se mudar para Taholah e deixar suas terras livres.Foi somente em 1889, mesmo ano em que Washington se tornou um estado, que o presidente Benjamin Harrison os cedeu uma milha de terra em La Push, contando com 252 habitantes.

De acordo com suas crenças antigas, eles foram transformados em lobos por um viajante. Por ser um povo originalmente espirituoso, eles acreditam que ao atingir a puberdade, os meninos da tribo poderiam sair em busca de seus poderes supernaturais.
A sociedade Quileute foi gerada de “grupos de casas”. Cada casa tinha um chefe, os nobres e os plebeus. Desta forma, o parentesco e o sangue determinavam a estrutura do comando da tribo.Os Quileutes atualmente possuem sua própria Constituição e Leis Municipais, reconhecidas pela Secretaria do Interior, os estabelecendo como unidade política auto-governante nos Estados Unidos.As crianças da reserva são educadas na Escola Tribal Quileute, onde aprendem sobre todas as lendas e mitos de sua tribo, sua história, e também seu idioma de origem, ainda falado por seus anciãos. É uma língua complexa; uma das cinco línguas no mundo que não possuem sons nasais (sem m ou n), e uma das poucas que não é reconhecida para ser relacionada a qualquer outra. Os anciãos visaram a compilação de um dicionário e de textos instrucionais que são ensinados na escola.Os contos dos Quileutes são passados no começo do mundo, quando animais eram como seres humanos. Eles podiam falar, remar canoas, e viver em grandes casas. Em algumas tribos indígenas, seu personagem principal costuma ser um Corvo, em outras um Coiote.

Não importa o que ele seja, mas ele é o personagem que traz luz às pessoas ao criar o som, a lua, as estrelas, ou provoca a maré para que elas possam colher moluscos. Para isso, ele adquire outra forma.Stephenie Meyer foi sensacional ao escolher o cenário de seus livros, pois ela não só nos encanta com a história de amor de Bella e Edward, mas também nos permite conhecer um pouco mais sobre lugares e culturas dos Estados Unidos, que às vezes são esquecidos pela sociedade.Algumas das histórias do velho Corvo podem ser lidas no site dos Quileute, assim como a história completa da tribo e sua rica cultura.